03 de outubro: Allan Karde e a responsabilidade de preservar a essência do Espiritismo

Mais do que recordar o nascimento do Codificador, esta data deve nos convidar a uma reflexão: estamos realmente vivendo e divulgando o Espiritismo que Allan Kardec nos deixou, ou estamos construindo uma doutrina à imagem de nossas próprias interpretações?

03 de outubro: Allan Karde e a responsabilidade de preservar a essência do Espiritismo
03 de outubro: Allan Karde e a responsabilidade de preservar a essência do Espiritismo (Foto: Reprodução)

O dia 03 de outubro tem um significado muito especial para todos aqueles que reconhecem no Espiritismo uma fonte de esclarecimento, consolo e transformação moral. Nesta data, em 1804, nascia, em Lyon, na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde seria conhecido mundialmente pelo pseudônimo de Allan Kardec.

Seu nascimento não representou apenas a chegada de um educador ao mundo. A história o reconheceria como o responsável pela organização e codificação dos ensinamentos transmitidos pelos Espíritos, dando origem a uma doutrina que apresenta ao ser humano uma compreensão mais ampla da vida, da existência espiritual, das leis divinas e da responsabilidade individual diante da própria evolução.

Kardec não se apresentou como fundador de uma nova religião, tampouco como proprietário de uma verdade. Seu trabalho foi o de um pesquisador, educador e codificador, que submeteu as comunicações espirituais ao estudo, à razão, à comparação e ao bom senso. Dessa tarefa nasceu uma obra que atravessou gerações e continua oferecendo respostas importantes às grandes questões da humanidade.

Mas, diante de tudo isso, precisamos fazer uma pergunta que talvez seja mais importante do que simplesmente comemorar seu aniversário:

O que estamos fazendo com o legado que Allan Kardec nos deixou?

Quando a divulgação se afasta da essência

Ao longo dos anos, o Espiritismo conquistou espaço em diferentes países, chegou a milhares de instituições e passou a ser divulgado por meio de livros, palestras, programas de rádio, televisão, internet e redes sociais. São inúmeras as pessoas que encontraram nas suas páginas uma explicação para suas dúvidas, um consolo para suas dores e uma oportunidade de compreender melhor a vida.

Entretanto, junto com essa expansão, também precisamos reconhecer uma questão que merece nossa atenção: as distorções que vêm sendo introduzidas na maneira de compreender, praticar e divulgar o Espiritismo.

Em alguns ambientes, inclusive em determinados Centros Espíritas, observamos práticas, discursos e costumes que nem sempre encontram fundamento nas obras da Codificação. Aos poucos, conceitos de outras correntes religiosas, crenças populares, tradições e interpretações pessoais acabam sendo incorporados às atividades espíritas, muitas vezes sem uma análise cuidadosa de sua compatibilidade com os princípios doutrinários.

Não se trata de desrespeitar outras religiões, crenças ou manifestações de fé. Cada pessoa tem o direito de buscar o caminho que lhe proporciona conforto espiritual. A questão é outra: precisamos ter clareza sobre o que é Espiritismo e o que não é.

Um Centro Espírita deve ser, antes de tudo, um espaço de estudo, esclarecimento, acolhimento, fraternidade e trabalho no bem. Não deveria transformar-se em um ambiente onde costumes e práticas sem fundamentação doutrinária sejam apresentados como se fossem parte integrante do Espiritismo.

A fé raciocinada, tão importante na proposta de Kardec, não combina com a aceitação automática de ideias apenas porque foram ditas por alguém respeitado, por um médium conhecido ou por uma pessoa que ocupa uma posição de destaque dentro de uma instituição.

O próprio método de Kardec nos convida a estudar, questionar, comparar e analisar. Nenhuma mensagem, por mais bonita ou emocionante que seja, deve estar acima da razão e dos fundamentos doutrinários.

O Espiritismo não precisa de invenções para ser atraente. Sua própria essência já oferece ensinamentos profundos e suficientes para transformar a vida humana.

Conhecemos as obras, mas estamos vivendo seus ensinamentos?

Talvez esta seja uma das reflexões mais necessárias para o movimento espírita atual.

Temos cinco obras fundamentais que estruturam a Codificação:

O Livro dos Espíritos: apresenta os princípios fundamentais da Doutrina, a existência de Deus, a imortalidade da alma, a reencarnação e as leis morais.

O Livro dos Médiuns: orienta sobre os fenômenos mediúnicos, suas manifestações, seus cuidados e responsabilidades.

O Evangelho Segundo o Espiritismo: apresenta os ensinamentos morais de Jesus à luz da compreensão espírita.

O Céu e o Inferno: aborda a justiça divina, a vida espiritual e as consequências dos nossos atos.

A Gênese: trata da criação, dos milagres e das predições, dentro da abordagem proposta por Kardec.

Essas obras não foram escritas para permanecerem nas estantes das bibliotecas, serem citadas ocasionalmente nas palestras ou utilizadas apenas como referência em estudos semanais. Foram organizadas para que seus ensinamentos fossem compreendidos e, principalmente, vividos.

E aqui está uma realidade que precisamos encarar com sinceridade: frequentar um Centro Espírita, conhecer algumas passagens de Kardec, participar de reuniões mediúnicas ou proferir belas palestras não significa, necessariamente, viver o Espiritismo.

Podemos falar sobre humildade e continuar alimentando o orgulho. Podemos falar sobre caridade e permanecer indiferentes às dificuldades do próximo. Podemos estudar o perdão e guardar ressentimentos por anos. Podemos defender a fraternidade dentro de uma instituição e alimentar desentendimentos, disputas pessoais e vaidades nos bastidores.

Podemos falar sobre reforma íntima, mas encontrar sempre justificativas para não modificar nossas próprias atitudes.

É claro que ninguém se transforma de um dia para o outro. Somos Espíritos em processo de aprendizado, sujeitos a limitações, erros e dificuldades. O que não podemos é transformar nossas imperfeições em desculpas permanentes para não avançar.

O verdadeiro conhecimento espírita precisa produzir mudanças no comportamento. Se estudamos durante anos e continuamos tratando as pessoas com intolerância, arrogância, preconceito e falta de respeito, talvez estejamos acumulando informações sem permitir que elas alcancem nosso coração.

Não basta conhecer Kardec. É preciso permitir que os ensinamentos da Codificação transformem a maneira como pensamos, sentimos, falamos e agimos.

A responsabilidade de quem se considera espírita

Ser espírita não é apenas possuir uma carteirinha de uma instituição, frequentar reuniões ou utilizar expressões próprias do movimento. É assumir um compromisso com o conhecimento, com a transformação moral e com a divulgação responsável da Doutrina.

Quem conhece os princípios espíritas tem a responsabilidade de ajudar outras pessoas a conhecê-los também. Mas essa divulgação precisa acontecer com fidelidade, respeito e coerência.

Não podemos divulgar aquilo que não estudamos suficientemente. Não devemos apresentar opiniões pessoais como se fossem ensinamentos dos Espíritos Superiores. Não podemos atribuir a Kardec ideias que não estão em suas obras.

Precisamos também compreender que divulgar o Espiritismo não significa convencer alguém a ser espírita. Significa oferecer conhecimento, esclarecer dúvidas e apresentar uma filosofia que convida à reflexão e à responsabilidade individual.

A divulgação começa pelo exemplo.

Não adianta produzir vídeos falando de amor se não conseguimos respeitar quem pensa diferente. Não adianta organizar grandes eventos doutrinários se não existe fraternidade entre aqueles que os realizam. Não adianta falar sobre Jesus se não nos esforçamos para colocar seus ensinamentos em prática.

O movimento espírita precisa de mais estudo, mas também de mais coerência. Precisa de pessoas comprometidas com a Doutrina, e não apenas com cargos, títulos, reconhecimento ou posições dentro das instituições.

Precisamos voltar às fontes. Abrir os livros. Estudar Kardec. Comparar os ensinamentos. Questionar com respeito. E, acima de tudo, fazer uma avaliação sincera de nós mesmos.

É importante lembrar que o maior testemunho da compreensão espírita não está na quantidade de livros que lemos, mas nas mudanças que conseguimos realizar em nossa própria existência.

O futuro do Espiritismo depende da responsabilidade de seus divulgadores.

Ao recordarmos o nascimento de Allan Kardec, precisamos compreender que preservar seu legado não significa simplesmente repetir seu nome, celebrar sua história ou realizar homenagens todos os anos.

Preservar Kardec significa estudar sua obra, compreender seu método e respeitar os princípios que deram origem à Doutrina Espírita.

Significa também reconhecer que o Espiritismo não pertence a uma instituição, a um dirigente, a um expositor, a um médium ou a qualquer grupo que se considere responsável por determinar seus caminhos.

A Doutrina é um patrimônio de conhecimento que deve estar disponível a todos, sem interesses pessoais, vaidades ou disputas de poder.

Os Centros Espíritas possuem uma responsabilidade enorme nessa tarefa. São espaços onde muitas pessoas chegam fragilizadas, buscando respostas para suas dores, dificuldades familiares, conflitos emocionais e questionamentos sobre a existência. Essas pessoas merecem encontrar acolhimento, mas também precisam encontrar esclarecimento doutrinário.

Não podemos oferecer apenas palavras bonitas. Precisamos oferecer conhecimento consistente.

Não podemos transformar o Centro Espírita em um espaço onde cada dirigente introduz aquilo que acredita ser conveniente. É necessário que exista compromisso com o estudo e com a fidelidade aos fundamentos da Codificação.

Isso não significa impedir o progresso ou a atualização dos meios de divulgação. Pelo contrário! O Espiritismo é uma doutrina que convida ao estudo e ao desenvolvimento do conhecimento. Podemos e devemos utilizar os recursos modernos, produzir novos conteúdos, escrever livros, criar programas, desenvolver projetos e alcançar públicos diferentes.

Mas existe uma diferença muito grande entre modernizar a divulgação e modificar a essência daquilo que está sendo divulgado.

A primeira é necessária. A segunda exige reflexão e muito cuidado.

Neste 03 de outubro, um convite à reflexão

Talvez a melhor maneira de homenagear Allan Kardec não seja realizar uma grande comemoração, organizar uma solenidade ou publicar mensagens de reconhecimento nas redes sociais.

Talvez a homenagem mais significativa seja abrir novamente O Livro dos Espíritos, estudar O Livro dos Médiuns, compreender as lições de O Evangelho Segundo o Espiritismo, refletir sobre a justiça divina em O Céu e o Inferno e conhecer os ensinamentos apresentados em A Gênese.

E depois fechar os livros e olhar para dentro de nós mesmos.

Perguntar se estamos sendo pessoas melhores. Se nossas palavras estão construindo ou destruindo. Se estamos praticando a caridade que tanto defendemos. Se respeitamos nossos companheiros de jornada. Se conseguimos perdoar. Se estamos realmente trabalhando pela nossa transformação moral.

Porque o Espiritismo não veio apenas para nos ensinar sobre os Espíritos, a mediunidade, a reencarnação e a vida depois da morte.

Veio também nos oferecer uma compreensão mais profunda da existência e nos convidar a assumir a responsabilidade pela nossa própria evolução.

Não podemos permitir que o Espiritismo se transforme naquilo que nós gostaríamos que ele fosse. Precisamos respeitar aquilo que ele é, estudar seus fundamentos e trabalhar para que seus ensinamentos sejam compreendidos e vividos.

Que o nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail, Allan Kardec, seja uma oportunidade para renovarmos nosso compromisso com a Doutrina Espírita.

Que os verdadeiros trabalhadores da divulgação compreendam que sua missão não é conquistar admiradores, formar seguidores ou construir reconhecimento pessoal. Sua missão é esclarecer, consolar, orientar e contribuir para que a mensagem dos Espíritos Superiores chegue às pessoas com responsabilidade e fidelidade.

Afinal, Kardec cumpriu sua tarefa. Os ensinamentos foram organizados, publicados e colocados à disposição da humanidade.

Agora, cabe a nós a responsabilidade de estudar, compreender, preservar, divulgar e, principalmente, viver essa Doutrina.

Que não sejamos apenas divulgadores do Espiritismo. Que sejamos exemplos, ainda que imperfeitos, dos ensinamentos que temos a responsabilidade de transmitir.

Que a obra de Allan Kardec continue sendo estudada, respeitada e vivida por todos aqueles que encontraram no Espiritismo um caminho de esclarecimento, amor e transformação.


Carlos A. Garcia

Radialista, comunicador, escritor e divulgador espírita.


Referências para aprofundamento:

Para a contextualização histórica e doutrinária do artigo, podem ser consultadas:

Biografia de Allan Kardec

As cinco Obras Básicas do Espiritismo

União Espírita Mineira – As obras da Codificação

O controle universal dos ensinos dos Espíritos


Uma observação editorial: o texto apresenta as críticas às distorções como uma reflexão sobre práticas observadas em parte do movimento espírita, sem generalizar o comportamento de todos os Centros e trabalhadores.

Comentários (0)

Fale Conosco